quinta-feira, 13 de maio de 2010

Livro “Cinema Noir: Espelho e Fotografia”


Livro “Cinema Noir: Espelho e Fotografia”

Cinema Noir: Espelho e Fotografia, de autoria de Marcia Ortegosa, professora dos cursos de Pós-graduação em Cinema, Vídeo e Fotografia e de graduação em Fotografia da Anhembi Morumbi.

Uma reflexão estética sobre a fotografia e o espelho no cinema noir


O livro, publicado pela Annablume Editora, realiza uma reflexão estética sobre a fotografia e o espelho no cinema noir, por meio da análise de três filmes clássicos: Blade Runner (1982), de Ridley Scott; The Lady from Shangai (1948), de Orson Welles; e The Public Eye (1992), de Howard Franklin.

O noir é o próprio mundo sem centro, onde as ilusões do homem foram perdidas e o universo em que a ficção se volta para a ilusão, a sedução ameaçadora, a simulação e a artificialidade lançada por todos esses jogos de espelhos.

Espelho e fotografia são dois modos de parar o tempo, metáforas da reflexão crítica e da “pensatividade”. A fotografia, com o congelamento das imagens, rompe a velocidade do tempo. O espelho cria duplicatas, fragmentações. Por meio desses dois elementos estéticos, esse livro discute questões ligadas ao tempo, ao espaço e à representação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário